Páginas

17 de fev. de 2008

Como viver a Quaresma

1. Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me.

Pensar em quê ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido. Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. Sirva-se de um livro para estruturar sua confissão. Busque tempo para realizá-la.

2. Lutando para mudar:

Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos . Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele. Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.

3. Fazendo sacrificios:

A palavra sacrifício vem do latim sacrum-facere, significa "fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho. A cada um de nós há algo que nos custa fazer na vida de todos os dias. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamo fazendo sacrifício.

4. Oração:

Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Pode ser útil um bom livro de meditação para Quaresma. Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.

Doe-se por inteiro

Gaste sua vida por causa do céu. Há uma passagem na Bíblia chamada o "Bom Samaritano" (cf. Lucas 10:25-37), nela está escrito que este homem [bom samaritano] encontrou um doente na estrada, cuidou dele e o levou para a hospedaria e lá ele continuou cuidando do enfermo. Mas houve um momento em que teve de partir. Então, ele deu dois denários para que cuidassem do enfermo, dizendo que se faltasse algo daria ao voltar.

Santo Agostinho diz que este "Bom Samaritano" é Jesus e que o "dono da hospedaria" somos nós, e que o que "gastarmos" com os demais, Ele, o Senhor, nos pagará na vinda d’Ele. Ele lhe pagará a mais, por isso, gaste a sua vida pelo Reino de Deus, pelos próximos. Consuma-se por inteiro!

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib


Precisamos despertar para o novo
Sexta-Feira, 15 de Fevereiro 2008

Estamos numa linda caminhada de mudança de mentalidade, de transformação e de libertação. Se observarmos, em muitas passagens do Evangelho, Jesus está cercado por uma multidão e sempre está ensinando e instruindo aquele povo. Hoje não é diferente: Ele continua instruindo-nos e aconselhando-nos através da sua Palavra, para que enxerguemos a vida e as pessoas com uma nova ótica.

Veja o conselho d'Ele para o dia de hoje:

"Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei o bem oas que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis filhos de vosso Pai do céu, pois Ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos" (Mt 5, 44-45).

Essa Palavra é muito clara: precisamos pedir a Deus a graça de vivê-la. A lógica de Deus é diferente da nossa, mas à medida que vamos sendo dóceis à Palavra de Deus, a semellhança d'Ele em nós vai sendo restaurada, incluvise, se prestarmos atenção, até mais bonitos fisicamente nos tornamos.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.


Jesus, eu confio em Vós!


Luzia Santiago
Como nos amas, Jesus! Obrigado...

Nunca digas não a Jesus. E porquê? Porque Ele ama-Te e quer que tudo o que faças seja por amor a Ele. Como podemos dizer "Não" a um amor tão puro e tão sincero?