Páginas

6 de jul. de 2007


QUEM AMA CUIDA



Em nossa linguagem, há palavras portadoras de grandes riquezas, mas que sofrem desgaste por serem usadas de maneira reducionista ou mesmo torpe. Amor, é uma dessas palavras. Mas o coração humano clama pelo seu verdadeiro sentido, busca a sua densidade e tenta resgatar a sua capacidade de encantar e dar sentido à vida. Todo ser humano busca o amor. Mesmo que envide suas forças em busca de riqueza, poder, fama, é o amor que o ser humano busca.

Quando o amor humano é contemplado em sua profundidade, ele ganha dimensões divinas. Afinal, é para elevar-nos ao grau da divindade que Deus semeou no coração da humanidade a capacidade de amar.

"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida ,é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta, se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente" (Papa João Paulo II, Encíclica Re-demptor Hominis).

E uma das formas de viver com densidade o amor é a vida matrimonial. Mesmo que os jovens encontrem milhares de argumentos para fugirem da responsabilidade de constituírem uma família, mais cedo ou mais tarde, o amor clamará pela estabilidade de um relacionamento afetivo, pela busca de urna aliança duradoura. Esse desejo de encontrar o complemento afetivo, "a outra metade", move o coração humano, com um poder que encontra suas origens na criação da humanidade.

O livro do Gênesis descreve de maneira tão bonita a criação do homem e da mulher. A descrição do gesto de Deus, ao retirar uma costela de Adão para formar a mulher, foi uma linguagem bíblica para dizer que ela foi tirada do lado do coração, para ser sua companheira. Se fosse tirada da cabeça, estaria dizendo que ela iria dominar o homem. Se fosse tirada do pé, estaria dizendo que ela seria eternamente submissa. Não! Ela foi tirada do lado do coração. Companheira em igualdade de condições, complemento afetivo, solidária na vida e co-herdeira do espírito divino.

Que os namorados, encontrem no exemplo de Maria, mãe do puro amor, uma inspiração para o cuidado com a pessoa amada. Com este título, Nossa Senhora é saudada nas litanias marianas, exaltando em sua grandeza, a pureza do seu amor, a profundidade de sua comunhão com Deus e a sua fidelidade ao esposo São José, com quem partilhou a vida na santidade e no compromisso com Jesus.

PE. VICENTE ANDRÉ, C.SS.R.
REVISTA DE APARECIDA


MAS PORQUE IR À IGREJA?

O individualismo não tem lugar no Evangelho, pois a Palavra de Deus nos ensina a viver fraternalmente. O próprio céu é visto como uma multidão em festa e não como indivíduos isolados. A Igreja é o povo de Deus. Com ela Jesus fez a Nova e Eterna Aliança no seu Sangue. A palavra Igreja significa Assembléia. É um povo reunido na fé, no amor e na esperança pelo chamado de Jesus Cristo.

A Missa foi sempre o centro da comunidade e o sinal da unidade, pois é celebrada por aqueles que receberam o mesmo batismo, vivem a mesma fé e se alimentam do mesmo Pão. Todos os fiéis formam um só "corpo". São Paulo disse aos cristãos: "Agora não há mais judeus nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher. Pois todos vós sois UM SÓ em Cristo Jesus" (Gl 3,28).

-------------------------------------->

“Pegando o cálice, deu graças e disse: 'Tomai este cálice e distribuí-o entre vós (...) Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo:

"Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós...".

(Lc 22, 17-20)

Nessa ocasião Jesus celebrou a primeira missa. É importante notar que o Senhor pede que o cálice seja distribuído entre todos; é a partilha, a comunhão entre os presentes. Depois, Jesus diz “isto é”. Ele não disse isto representa ou significa, mas disse bem claramente “é”. Neste momento, no mundo inteiro é celebrada uma missa onde o pão é transformado no Corpo de Cristo e o vinho transformado em Seu Sangue, pelo poder do Espírito Santo.

pensamentos

Reza-se como se ama. (Alexis Carrel)

Jesus Cristo é o único livre entre os mortais. (Santo Agostinho)

O direito tem por base o princípio da igual liberdade. (Clóvis Bevilácqua)

Elevai a tal ponto a vossa alma, que as ofensas não a possa alcançar. (Descartes)

A caridade é a virtude predileta de Deus. (Coelho Neto)

A mais grave das faltas é não ter consciência de falta alguma. (Albert Einstein)

Quem compra o supérfluo acaba vendendo o necessário. (Benjamin Franklin)

O fim último da vida não é o progresso, nem mesmo a verdade, mas a liberdade. (Leoni Kaseff)

O homem ultrapassa infinitamente o homem. (Pascal)

O coração é no homem o que o Sol é no Universo. (Leonardo da Vinci)

Pecar pelo silêncio, guando se deveria protestar, transforma homens em covardes. (Abraham Lincoln)

O valor da mocidade depende da causa a cujo serviço ela foi posta. (Tristão de Ataíde)

Nunca cometer nada contra o amor. (Tolstoi)

Aprende a conhecer o coração de Deus nas Palavras de Deus. (S. Gregário Magno)

O amor nunca é repouso. (F. Mauríac)


Hoje é tempo de ser feliz


A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas forma de sementes. Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...
Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"
Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.
Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!
Infelicidade, talvez seja o contrário.
O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!
Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas.
Cuidado com os semeadores que você não conhece. Há muita maldade escondida em sorrisos sedutores...
Cuidado com aqueles que deixam cair qualquer coisa sobre você, afinal, você merece muito mais que qualquer coisa.
Cuidado com os amores passageiros... eles costumam deixar marcas dolorosas que não passam...
Cuidado com os invasores do seu corpo... eles não costumam voltar para ajudar a consertar a desordem...
Cuidado com os olhares de quem não sabe lhe amar... eles costumam lhe fazer esquecer que você vale à pena...Deus resolveu reformar o mundo, e escolheu o seu coração para iniciar.