Páginas

6 de jul. de 2007


QUEM AMA CUIDA



Em nossa linguagem, há palavras portadoras de grandes riquezas, mas que sofrem desgaste por serem usadas de maneira reducionista ou mesmo torpe. Amor, é uma dessas palavras. Mas o coração humano clama pelo seu verdadeiro sentido, busca a sua densidade e tenta resgatar a sua capacidade de encantar e dar sentido à vida. Todo ser humano busca o amor. Mesmo que envide suas forças em busca de riqueza, poder, fama, é o amor que o ser humano busca.

Quando o amor humano é contemplado em sua profundidade, ele ganha dimensões divinas. Afinal, é para elevar-nos ao grau da divindade que Deus semeou no coração da humanidade a capacidade de amar.

"O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida ,é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta, se não o torna algo seu próprio, se nele não participa vivamente" (Papa João Paulo II, Encíclica Re-demptor Hominis).

E uma das formas de viver com densidade o amor é a vida matrimonial. Mesmo que os jovens encontrem milhares de argumentos para fugirem da responsabilidade de constituírem uma família, mais cedo ou mais tarde, o amor clamará pela estabilidade de um relacionamento afetivo, pela busca de urna aliança duradoura. Esse desejo de encontrar o complemento afetivo, "a outra metade", move o coração humano, com um poder que encontra suas origens na criação da humanidade.

O livro do Gênesis descreve de maneira tão bonita a criação do homem e da mulher. A descrição do gesto de Deus, ao retirar uma costela de Adão para formar a mulher, foi uma linguagem bíblica para dizer que ela foi tirada do lado do coração, para ser sua companheira. Se fosse tirada da cabeça, estaria dizendo que ela iria dominar o homem. Se fosse tirada do pé, estaria dizendo que ela seria eternamente submissa. Não! Ela foi tirada do lado do coração. Companheira em igualdade de condições, complemento afetivo, solidária na vida e co-herdeira do espírito divino.

Que os namorados, encontrem no exemplo de Maria, mãe do puro amor, uma inspiração para o cuidado com a pessoa amada. Com este título, Nossa Senhora é saudada nas litanias marianas, exaltando em sua grandeza, a pureza do seu amor, a profundidade de sua comunhão com Deus e a sua fidelidade ao esposo São José, com quem partilhou a vida na santidade e no compromisso com Jesus.

PE. VICENTE ANDRÉ, C.SS.R.
REVISTA DE APARECIDA

Um comentário:

Ver para crer disse...

Amar é muito mais que gozar e sentir-se feliz. É dar felicidade ao outro...